Uma dose de avesso ou 4 dias de chuva em Salvador.

Padrão

A chuva veio como quem traz no peito a pretensão de ficar.

Pretenciosa e leve, preencheu o ar, encharcou o concreto, inundou os poros.

Os pés, enlameados e o coração, gelado, arremessou os cenários de Amado à literatura de García Marquez: de amor amado aos anos de solidão.

Quis fazer parte da festa, esta que pulsa calor, alegria e amor. Quis oferecer suas virtudes. Quis receber um pouco também.

Ah, chuva ingênua. Não aprendeu ainda seu tamanho, não aprendeu que de tão grande, dissolve o que lhe é menor. No grande da chuva, cabe a admiração à pequenice das coisinhas que habitam o solo. Não cabe, porém, nelas, suportar a grandeza da chuva. Vira chuva-barreira, chuva-porta-fechada, chuva-caminho-atolado.

E, na chuva, doeu ter de ouvir: você não faz parte, chuva, a festa acaba se você chega.

Ele se enfureceu e decidiu ficar de vez, chamou até os ventos, por todos os lados, para participar. Depois entristeceu. E chorou. Chorou e pediu para quem lhe pudesse ouvir: “não me deixe resignar”. A resignação é luto e luto é porta que nunca abre.

Adentrou na noite, sua amiga, envolta em seu próprio choro. E foi de tanto chorar que dormiu. Embalda no colo da noite, o peito cansado de soluçar, ela dormiu.

O dia amanheceu claro. Rádios ligados em alto volume, crianças fazem bolinha de sabão nas ruas; frutas, peixes e verduras reabitam as bancas no largo mais a frente.

A chuva foi embora. Resignada, triste ou curada, ainda é cedo para saber.  Mas vejo: o sol quente conversa com o ar, ainda fresco. As nuvens, filhas da chuva, ainda brincam no céu agora muito azul. A lama dos morros contrasta com as ruas muito bem lavadas por ela.

A chuva veio e foi e deixou registrada a fundamental medida do avesso.

Juê, Salvador, 22/10/2011

Anúncios

»

  1. Nossa, Ju, parece ter sido escrito para esses últimos dias de chuva em Salvador. Mas não. Foi chuva antiga. É chuva que já passou. Obrigada, minha amiga, por dividir lugares e esperanças comigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s